Ações simples para o síndico lidar com a falta de pagamento do boleto do condomínio
- Observe ao menos 1x/semana quem está devendo a taxa;
- Esteja informado sobre quem está fazendo acordo e novidades referentes a ações na Justiça.
01
Acompanhe as contas
Ação judicial
Não demore! O ideal é que se espere 90 dias, esgotando assim todas as formas amigáveis de cobrança. Se esse prazo constar em convenção, mais seguro ainda.
03
Pagamento facilitado
- DDA (Débito Direto Autorizado);
- 2ª via de boletos pelo site da administradora ou app do condomínio.
Obs: Ideal que ao menos 10 dias antes do vencimento, o condômino já tenha recebido o boleto.
04
Conscientização dos
moradores
Realize campanhas salientando o que é a taxa condominial, do que é composta, e como é utilizada. Mostre ainda os impactos (vizinhos custeando os atrasados, por exemplo).
05
Se você se sente à vontade, e se o devedor dá abertura, vale a pena conversar de uma maneira informal e positiva com ele. Uma boa argumentação pode reverter a situação.
Conversa com o síndico
06
Quando a inadimplência está muito disseminada, o ideal é que o síndico solicite à administradora um plantão com um funcionário para conversar com os devedores e acharem soluções.
Plantão de pagamento
07