Sete atitudes 
 contra a 
 inadimplência em 
 condomínios 


Ações simples para o síndico lidar com a falta de pagamento do boleto do condomínio


- Observe ao menos 1x/semana quem está devendo a taxa;
- Esteja informado sobre quem está fazendo acordo e novidades referentes a ações na Justiça.

 01 

 Acompanhe as contas 


É possível agir assim que o boleto não for pago no vencimento. As abordagens variam conforme o tempo em que o morador está inadimplente. 

 02 

 Cobrança rápida 

Saiba mais sobre régua de cobrança amigável.

 Ação judicial 

Não demore! O ideal é que se espere 90 dias, esgotando assim todas as formas amigáveis de cobrança. Se esse prazo constar em convenção, mais seguro ainda.

 03 


 Pagamento facilitado 

- DDA (Débito Direto Autorizado);
- 2ª via de boletos pelo site da administradora ou app do condomínio.

Obs: Ideal que ao menos 10 dias antes do vencimento, o condômino já tenha recebido o boleto.

 04 

 Conscientização dos 
 moradores 


Realize campanhas salientando o que é a taxa condominial, do que é composta, e como é utilizada. Mostre ainda os impactos (vizinhos custeando os atrasados, por exemplo).

 05 


Se você se sente à vontade, e se o devedor dá abertura, vale a pena conversar de uma maneira informal e positiva com ele. Uma boa argumentação pode reverter a situação.

 Conversa com o síndico 

 06 


Quando a inadimplência está muito disseminada, o ideal é que o síndico solicite à administradora um plantão com um funcionário para conversar com os devedores e acharem soluções.

 Plantão de pagamento 

 07 

Acessando a matéria completa aqui.

 Saiba mais sobre   ações contra a 
 inadimplência em 
 condomínio