Bate-boca no   grupo de   WhatsApp do   condomínio 


Como evitar conflitos nos aplicativos de mensagem?


 Novo canal 

Aliados dos gestores, os grupos de condomínios têm garantido uma comunicação mais dinâmica com moradores, porém, algumas regras são necessárias para evitar confusões.


Recomenda-se que o WhatsApp seja utilizado apenas como um facilitador. Assim, reclamações e exigências devem ser formalizadas por e-mail ou no livro da portaria.

 Ferramenta oficial 

 Reforce regras 

Para que a finalidade do grupo não seja confundida, os administradores podem compartilhar periodicamente quais assuntos são cabíveis nesse espaço.


 Mediação 

Em caso de ofensas, quando a ferramenta é utilizada como plataforma oficial, o síndico deve advertir os envolvidos individualmente e oferecer a oportunidade de retratação no próprio grupo.

 Penalidades 


É importante lembrar também que a exposição de terceiros pode gerar ações judiciais contra os responsáveis, caracterizando danos morais.


Uma saída viável para evitar confusões é permitir que apenas os administradores enviem mensagens, mantendo o grupo como um meio para envio de comunicados.

 Restrições 

Assista ao vídeo com dicas do especialista Fernando Zito!

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