Cadastro do   síndico na Receita 
 Federal 


Quando o condomínio elege um novo síndico, o cadastro deve ser atualizado. Veja como fazer.


 Por que fazer? 

Atualizar o cadastro evita que o antigo gestor seja responsabilizado por erros, fraudes ou má conduta da gestão atual, além de acelerar o processo de obtenção do certificado digital. Siga esses passos:


Verifique se o documento contém todos os dados do condomínio e se o nome do novo síndico está grafado de acordo com o CPF.

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 Ata da eleição 

 E se for uma empresa   de sindicatura? 

Na ata deve constar seu nome completo, CNPJ e CPF do representante.


 Formulário 

Uma vez que as informações estejam corretas, basta preencher o formulário online da Receita Federal.

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 Impressão 


Assim que finalizar, imprima o Documento Básico de Entrada, com firma reconhecida do novo síndico.

 03 


Agora, resta entregar os documentos (ata e formulário) em um posto de coleta da Receita Federal.

 Envio 

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O andamento do processo pode ser acompanhado pelo site do órgão.

 Checagem 

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Quando a atualização for concluída, imprima o cartão do CNPJ do condomínio e o mantenha com você.

 Finalização 

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O conteúdo completo sobre cadastro de síndico na Receita está neste link

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