Importância dos   condomínios para   o Censo 2022 


A pesquisa deste ano já começou! Saiba por que colaborar, como se organizar para receber os recenseadores e como garantir a segurança


Realizada a cada decênio pelo IBGE, é a pesquisa demográfica mais importante do País. É ela que permite o conhecimento da população brasileira em todo seu território.

 O que é o Censo? 


 Por que é importante? 

As informações obtidas são fornecidas para as esferas federal, estaduais e municipais implementarem políticas públicas necessárias para o desenvolvimento do País.

Condomínios estão cada vez mais presentes, sobretudo nas grandes regiões metropolitanas, representando grande parcela da população. Por isso, ganharão atenção especial em 2022.

 E os condomínios com 
 isso? 


 Resistência aos agentes 

Muitos condomínios impedem a visita, seja pela pandemia com a restrição de circulação, ou por desconfiarem do colaborador do IBGE.

 Benefícios 


As informações sobre moradores dos condomínios são fundamentais para dimensionar serviços e políticas públicas para aquela região, como por exemplo, postos de saúde, creches, escolas, etc.


 Papel do síndico 

Conscientize os moradores sobre a importância de responderem ao Censo 2022. Além disso, treine funcionários para facilitar a entrada dos recenseadores e ainda preservar a segurança.


 Principais medidas 

- Sensibilize moradores com cartazes, avisos e vídeos sobre a atuação do IBGE no Censo;
- Agende os dias de trabalho dos recenseadores.


 Segurança 

respondendo.ibge.gov.br ou ainda pelo telefone 0800-721-8181.

Qualquer agente que alegue ser recenseador do IBGE precisa ser autenticado, seja por consulta do QRCode em seu crachá, pelo site 


 Tem portaria remota? 

ABESE criou uma cartilha com orientações, baixe gratuitamente.

Assista ao webinar completo

 Quer saber mais sobre 
 o Censo 2022 e os 
 condomínios?