Como funciona o   eSocial em   condomínios?

Entenda facilidades e exigências impostas pelo governo.

O eSocial é uma plataforma online que integra o envio de informações para o INSS, Receita Federal e Ministério do Trabalho.

O que é?

É uma forma de manter o governo ciente da jornada laboral dos colaboradores, evitando desvio e acúmulo de função e exposição aos riscos. Aplica-se para fins de indenização e aposentadoria.

Para que serve?

É obrigatório?

Sim, até para os condomínios que só possuem funcionários terceirizados.

Tarefa da   administradora

A empresa quem lida com o eSocial, mas cabe ao síndico repassar as informações dentro do prazo (admissão, férias, licença-maternidade, etc.)

Como garantir
 eficiência no processo?

Para averiguar a transmissão de dados, basta conferir os recibos de entregas na plataforma ou solicitá-los à administradora.

Quando não for atualizado ou tiver informações incorretas, o condomínio pode ser multado a partir de R$200,00, dependendo do quesito negligenciado.

Penalidades

Confira a lista completa dos itens exigidos pelo eSocial, acessando a matéria na íntegra.