Comunicação
não-violenta
para síndicos e
moradores
Técnica pode ajudar a resolver conflitos entre vizinhos e a manter a harmonia do condomínio
Ela modula o tom da nossa comunicação. Pode ser usada como ferramenta no ambiente familiar, corporativo, etc - por qualquer pessoa.
O que é comunicação
não-violenta?
Ou seja
Também pode ser aplicado a condomínios! Afinal, a comunidade é feita de relações: entre vizinhos, funcionários, síndico e moradores, etc.
Como funciona?
Confira o passo a passo a seguir:
Volte o olhar para dentro de si. Pense no fato que motivou o conflito. Procure limpar julgamentos e preconceitos, e então olhe para a situação, sem uma opinião já formada sobre aquilo.
01
Observação
Perceba o que determinada situação gerou (provavelmente um conflito) e quais sentimentos foram despertados em você.
Pergunte-se: O que eu sinto, quando lido com essa situação?
Sentimento
02
Pense no que você precisa para resolver aquela situação. Da mesma forma, pense no outro. Se coloque no lugar dele e tente entender o que o incomoda na situação.
Necessidade
03
Construa acordos, identificando quais as capacidades e as necessidades envolvidas naquela situação. Com gentileza, demonstre o quanto você entende o ocorrido e, principalmente, o lado dele.
Pedido
04
- Assembleias
- Conflitos individuais
- Tratativa com funcionários
Onde essa comunicação
pode ser usada no
condomínio?