Comunicação 
 não-violenta 
 para síndicos e 
 moradores 


Técnica pode ajudar a resolver conflitos entre vizinhos e a manter a harmonia do condomínio


 Contexto 

A maioria dos conflitos que temos com outras pessoas é causada, principalmente, pela nossa má comunicação, mais do que propriamente pelas diferenças de opinião.


Ela modula o tom da nossa comunicação. Pode ser usada como ferramenta no ambiente familiar, corporativo, etc - por qualquer pessoa.

 O que é comunicação 
 não-violenta? 


 Ou seja 

Também pode ser aplicado a condomínios! Afinal, a comunidade é feita de relações: entre vizinhos, funcionários, síndico e moradores, etc.

 Como funciona? 


Confira o passo a passo a seguir:


Volte o olhar para dentro de si. Pense no fato que motivou o conflito. Procure limpar julgamentos e preconceitos, e então olhe para a situação, sem uma opinião já formada sobre aquilo.

 01 

 Observação 


Perceba o que determinada situação gerou (provavelmente um conflito) e quais sentimentos foram despertados em você.
Pergunte-se: O que eu sinto, quando lido com essa situação? 


 Sentimento 

 02 


Pense no que você precisa para resolver aquela situação. Da mesma forma, pense no outro. Se coloque no lugar dele e tente entender o que o incomoda na situação. 


 Necessidade 

 03 


Construa acordos, identificando quais as capacidades e as necessidades envolvidas naquela situação. Com gentileza, demonstre o quanto você entende o ocorrido e, principalmente, o lado dele. 


 Pedido 

 04 


- Assembleias
- Conflitos individuais
- Tratativa com funcionários

 Onde essa comunicação 
 pode ser usada no 
 condomínio? 

Então, clique aqui e fique por dentro!

 Quer conhecer 
 exemplos práticos nos 
 condomínios?