Crise hídrica:   Limpeza com   menos água 


Conheça técnicas, equipamentos tecnológicos e macetes para limpar o condomínio economizando água e mantendo a qualidade na crise hídrica.


 Quebrando o tabu 

Desmistifique a abundância de água na faxina como sinônimo de limpeza. Afinal, essa prática é cultural no Brasil. Tente evitar o uso de baldes, muito sabão, etc.


- Varra ou aspire pisos;
- Substitua mangueiras por hidrojateadoras;
- Use produtos que não precisem de enxágue;
- Dilua produtos concentrados e mais.

 Dicas gerais para 
 economizar água 

 O uso da tecnologia 

O uso racional da água aliado à tecnologia é um tema importante no setor de limpeza profissional, mas essas boas práticas não devem se restringir às empresas. Em tempo, conheça e cote fornecedores!


Para limpar com menos água, produtos e mão de obra, use: enceradeiras, lavadoras de alta pressão, MOP's (esfregão, nas versões água, pó e bio), LTs("limpa-tudo"), que substitui a vassoura.

 Produtos e   equipamentos 

 Modalidades de limpeza 


- Geral: Limpeza completa em áreas de maior circulação;
- Conservação: Para manter cheiro agradável e boa aparência do local;
- Manutenção: Para o bom funcionamento do prédio.


Hall de entrada, banheiros e elevadores devem ser limpos diariamente; vidros ou pisos de madeira, semanalmente; garagens, no entanto, podem ser higienizadas a cada 3 meses. Veja tabela completa.

 Cronograma para crise 
 hídrica 


Treine funcionários a economizarem água com vistorias conjuntas e programas de incentivo. É importante mapear o consumo de água, realizar treinamentos sobre sistemas de reuso, captação da chuva e mais!

 Consumo consciente 

Clique aqui e leia!

 Acesse o conteúdo   e saiba mais