Cuidados com a   escolha do CNAE do   síndico profissional

Dificuldades ao atualizar cadastro na Receita Federal, atraso na renovação de certificado digital do condomínio, gastos e até notificação do Creci. Saiba como lidar.

Assumiu um condomínio e, ao atualizar o cadastro do condomínio na Receita, seu pedido foi indeferido sem motivo aparente? O problema pode estar relacionado ao CNAE!

Impasse com a   Receita Federal

Código específico

Segundo a classificação do Concla/IBGE, usada como base pela RF, a atividade de síndico profissional passou a ser englobada pelo CNAE 6822-6/00, cujo órgão responsável é o Creci.

Opinião jurídica

Por não existir lei que regulamente a atividade de síndico profissional, que é multidisciplinar, deveriam ser aceitos diversos CNAEs, não somente o de número 6822-6/00.

Transtornos

Sem o cartão de CNPJ do condomínio atualizado com o novo síndico (processo realizado junto à Receita), a renovação do certificado digital do condomínio não é autorizada, deixando-o suscetível a multas e processos.

Uma alternativa encontrada por alguns gestores foi abrir processos administrativos na própria RF. No entanto, isto demanda mais gastos e tempo.

Gastos

O síndico profissional portador deste código pode ser notificado pelo Creci.

O problema do   CNAE 6822-6/00

Neste caso, é possível apresentar uma contranotificação ao órgão, explicando que a atividade se trata exclusivamente de serviços de sindicatura. Baixe aqui o modelo gratuito!

O que fazer?

Veja o passo a passo para atualizar seu cadastro na Receita Federal

Acesse a matéria