Desvio de função   de funcionários 


Conheça os riscos desta questão trabalhista em condomínios.


Toda atividade designada a um empregado que não corresponda ao cargo para o qual ele foi contratado, mesmo sendo temporária (zelador cobrindo almoço de porteiro).

 O que é o desvio 
 de função? 


 Como se configura? 

- Plano de cargos e salários não definidos;
- Contrato de trabalho mal elaborado;
- Registro errado dos colaboradores;
- Falta de instrução aos funcionários.

Quando um colaborador se encontra nessa situação, ele pode recorrer na Justiça por seus direitos. Assim o condomínio pode enfrentar 4 problemas:

 E os riscos? 


 01 

 Reajuste do salário 

Além de aumentar o salário do colaborador, é preciso cobrir o retroativo das funções exercidas, junto a uma multa de 40%.

 Pagamento de   indenização 


Ocorre quando a remuneração é inferior ao cargo ocupado, caracterizando danos morais para o empregado.

 02 


 Rescisão direta 

Neste caso, o contratante é denunciado na Justiça do Trabalho, sendo obrigado a pagar os direitos dos últimos cinco anos e as indenizações cabíveis.

 03 


 Prejuízo à imagem 

Além do impacto financeiro, isso pode ter reflexo na contratação de novos funcionários e na reputação do empreendimento perante o mercado.

 04 


 Como evitar? 

Cabe ao condomínio estar em conformidade com as leis, mantendo sempre uma comunicação aberta com o empregado e respeitando os acordos feitos em contrato.

Qual a diferença entre desvio e acúmulo de funções? Leia a matéria completa.

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