Direitos do 
 inquilino 


 Lei do Inquilinato (nº   8.245/1991) 

Legislação foi criada para deixar claro quais os direitos do inquilino e do proprietário, além dos deveres de cada um desses envolvidos em um aluguel de imóvel.


Inquilinos com aluguel atrasado e sem garantia locatícia têm prazo de 15 dias para sair do imóvel mediante ação judicial.

 Mudanças importante 
 na lei 

 Direitos do inquilino 

Agora que você já conhece um pouco sobre a Lei do Inquilinato, confira a seguir alguns dos principais direitos do locatário.


Deve estar em boas condições para o uso a que é destinado. Se apresentar problemas que coloquem em risco a vida do inquilino, é possível devolver o imóvel. 

 Receber o imóvel em 
 condição de uso 

 01 

 Preferência de compra 


Caso o locador ponha o imóvel à venda no período de locação, o inquilino tem preferência de compra. Deve manifestar o interesse em 30 dias antes do local ser ofertado no mercado.

 02 


Com o falecimento do inquilino, é possível substituí-lo pelo seu cônjuge, herdeiros necessários, ou dependentes economicamente do falecido.

 03 

 Transmissão de contrato 
 em caso de morte 


O inquilino pode efetuar benfeitorias se o contrato de locação permitir. As indenizavéis são as necessárias e as úteis: a primeira NÃO precisa de autorização; a segunda, sim. 

 Indenização de 
 benfeitorias 

 04 


É direito do inquilino solicitar o comprovante de quitação de todas as despesas extraordinárias ao locador, uma vez que o proprietário é que deve custeá-las.

 Despesas extras de 
 condomínio 

 05 


- Devolução do imóvel;
- Comprovantes de pagamento;
- Prazo para devolução do imóvel;
- Processo de inquilino contra proprietário.
- Isenção de despesas extras de condomínio.

 Outros direitos tratam 
 de... 

... Clique aqui e confira a matéria completa!

 Para conferir tudo...