Ensaio fotográfico   em condomínios 


Tendência puxada por influencers e redes sociais pode ferir direito de imagem e à privacidade. Conheça boas práticas.


 Finalidade do ensaio 

Seja para fazer um book pessoal ou ter imagens bonitas de produtos que serão comercializados, é preciso seguir alguns cuidados. Veja a seguir os possíveis prejuízos:


Registrar e postar nas redes sociais um acidente ocorrido no prédio pode desvalorizar o imóvel. Alguns podem questionar a falta de segurança ou até acreditar que a vizinhança é antissocial.

 Do uso pessoal 

 Do uso comercial 

Mesmo sem prejuízos aos moradores, o síndico ou seu representante legal podem requerer uma indenização por publicação não autorizada.


 Avise o síndico 

Em alguns casos, pode ser necessária uma assembleia para aprovação do ensaio. Assim, o gestor pode indicar os procedimentos mais adequados, como as áreas liberadas, etc.

 Aparição de outras   pessoas 


Fotografias "espontâneas" podem fazer sucesso nas redes, porém o condomínio é um ambiente privado e a exposição de terceiros é passível de indenizações.


A divulgação de imagens do edifício em si, sem autorização, pode gerar prejuízos que afetam a coletividade, como a desvalorização do imóvel.

 O mesmo vale para o   condomínio 


Além da possibilidade de advertência ou multa, ensaios que violam o direito à privacidade podem ser apurados como crime contra honra.

 Riscos 

Entenda como a legislação diferencia ensaios pessoais e comerciais.

 Saiba mais: