Expressões mais   usadas no dia a   dia do síndico

Entenda o significado dos termos mais comuns na gestão condominial, como convenção coletiva, fração ideal, maioria absoluta e mais!

Números

1a. convocação: presença de mais de 50% das unidades para aprovar algo no 1º horário.
2a. convocação: maioria dos votos dos presentes para deliberação.
- Outros quóruns aqui.

Letra A

Adicional por acúmulo de função: Remuneração de empregados que acumulam mais de uma função no trabalho;
- Auto-gestão: abrir mão da contratação de empresa ou profissional para gerir o condomínio.

Letra B

- Biênio: Adicional por tempo de serviço, conferido pelas Convenções Coletivas de Trabalho dos funcionários de condomínios, em algumas regiões.
- Botoeira: Display onde estão os botões do elevador.

Letra C

- Condômino: é o dono do imóvel, mesmo sem morar na unidade;
- Convenções Coletivas de Trabalho: São acordos firmados entre os sindicatos e de empregadores para complementar a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)

Letra D

- DARF: Documento de Arrecadação Federal;
- DIRF: Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte. Não deve ser confundida com o Imposto de Renda.

- Fração ideal: maneira de divisão de despesas em que cada unidade contribui proporcionalmente, de acordo com a convenção do condomínio.
- Fundo de reserva: Verba extraordinária destinada a gastos imprevistos.

Letra F

- GFIP: Guia de recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social.
- Habite-se: Autorização emitida pela prefeitura para que um imóvel possa ser ocupado;

Letra G e H

- Juizado Especial Cível: Instância da Justiça que acolhe pequenas causas.

- Isenção do síndico: Forma de remunerar o síndico pela função exercida.

Letra I e J

- INSS do síndico;
- Maioria absoluta;
- Obras necessárias;
- Obras voluptuárias;
- Prumada; RAIS; PCMSO e Recalque.
Quer saber o significado de cada uma delas?

Outros termos comuns

Pode ser conferido neste link!

O dicionário
 completo...