- Compre rodos e vassouras do tamanho ideal e que não force a postura do funcionário;
- Luvas e botas são essenciais: a falta pode acarretar processo trabalhista referente à insalubridade.
- Os uniformes devem ser frescos e confortáveis: este item auxilia muito na produtividade;
- Carrinhos de mão são necessários para transportar o lixo de depósito à calçada.
- O armazenamento dos produtos deve ter acesso controlado;
- Alerta os profissionais para o perigo da mistura de água sanitária com outros produtos, em especial os amoníacos.
- Use produtos específicos com cuidado e adequadamente, já que custam mais caro;
- Não use "tratamento fino" em algumas áreas do condomínio que são constantemente limpas.
Material de limpeza clandestino, como água sanitária, oferece grande perigo de intoxicação aos funcionários e aos moradores.
- Não tem rótulo, instruções de uso ou dados sobre a composição e podem ser mal embalados;
- Ausência de nota fiscal e contato em caso de problema.
Deve constar prazo de validade; registro no Ministério da Saúde e Nome do Técnico Responsável; número de inscrição no órgão de fiscalização profissional; dados do fabricante; composição química e mais!
O condomínio deve ter um Programa de controle médico e de Saúde Ocupacional (PCMSO) para proteger e acompanhar a saúde dos empregados com exames médicos admissionais, periódicos e demissionais.
- Substitua o esguicho pela vassoura ao limpar área externa;
- Não deixe a mangueira com água correndo na lavagem;
- Substitua a mangueira por um pano úmido e um balde com água e produto.