Cuidados ao   instalar ar-   condicionado no   seu apartamento 


É importante observar as normas do condomínio, capacidade da rede elétrica e escolher um profissional especializado no serviço. Veja as dicas.


 Ar-condicionado é   polêmica em 
 condomínios 

Segurança, estética e conforto são questões que fazem parte desse grande debate. A seguir, veja os cuidados para não prejudicar nenhum destes conceitos.


 Observe a estética da   fachada 

A presença dos equipamentos pode afetar o visual do edifício. Consulte a convenção e verifique se há alguma regulamentação sobre o assunto. Se não, debata em assembleia.


Alguns prédios, sobretudo os mais antigos, não têm estrutura elétrica para suportar a pressão energética gerada pelo ar-condicionado. Caso existam muitos aparelhos, há risco de sobrecarga e incêndios.

 Sobrecarga 


Faça uma avaliação da estrutura da unidade também. O ideal é procurar empresas habilitadas para realizar a instalação e profissionais que emitam a RT (Responsabilidade Técnica).

 Ainda sobre elétrica... 


A água que sai pelo dreno do ar-condicionado pode afetar vizinhos com o barulho do pinga-pinga ou molhar a sacada. É importante que tenha uma saída correta do líquido.

 Gotejamento 

 O que considerar ao   instalar um ar-   condicionado? 

- Capacidade do quadro de força do condomínio;
- Tomada única (nunca ligá-lo a outros aparelhos);
- Voltagem do apartamento adequada para suportar o aparelho.

 Responsabildades do 
 morador 

Antes da instalação, morador deve apresentar ao síndico os documentos formalizando a intenção de realizar o serviço. Liberado e contratada a empresa, um profissional deve assinar uma RT.

- Modelos ;- Tempo e valor de instalação;- Restrições em prédios antigos.

Clique aqui

 Acesse o conteúdo e   saiba mais sobre: