Cuidados ao   instalar ar-   condicionado no   seu apartamento

É importante observar as normas do condomínio, capacidade da rede elétrica e escolher um profissional especializado no serviço. Veja as dicas.

Ar-condicionado é   polêmica em
 condomínios

Segurança, estética e conforto são questões que fazem parte desse grande debate. A seguir, veja os cuidados para não prejudicar nenhum destes conceitos.

Observe a estética da   fachada

A presença dos equipamentos pode afetar o visual do edifício. Consulte a convenção e verifique se há alguma regulamentação sobre o assunto. Se não, debata em assembleia.

Alguns prédios, sobretudo os mais antigos, não têm estrutura elétrica para suportar a pressão energética gerada pelo ar-condicionado. Caso existam muitos aparelhos, há risco de sobrecarga e incêndios.

Sobrecarga

Faça uma avaliação da estrutura da unidade também. O ideal é procurar empresas habilitadas para realizar a instalação e profissionais que emitam a RT (Responsabilidade Técnica).

Ainda sobre elétrica...

A água que sai pelo dreno do ar-condicionado pode afetar vizinhos com o barulho do pinga-pinga ou molhar a sacada. É importante que tenha uma saída correta do líquido.

Gotejamento

O que considerar ao   instalar um ar-   condicionado?

- Capacidade do quadro de força do condomínio;
- Tomada única (nunca ligá-lo a outros aparelhos);
- Voltagem do apartamento adequada para suportar o aparelho.

Responsabildades do
 morador

Antes da instalação, morador deve apresentar ao síndico os documentos formalizando a intenção de realizar o serviço. Liberado e contratada a empresa, um profissional deve assinar uma RT.

- Modelos ;- Tempo e valor de instalação;- Restrições em prédios antigos.

Acesse o conteúdo e   saiba mais sobre: