Quando usar 
 mediação em 
 condomínio? 


Veja quando o uso do método é útil para o condomínio. Muitas vezes, oferece maior custo-benefício para solução de conflitos.


 Viver em condomínio... 

... significa ter que lidar com diversas pessoas e conflitos. Muitas vezes, a ameaça de processo vira realidade, estendendo-se na Justiça.


O Judiciário é acionado para resolver qualquer tipo de problema condominial, mas pode ser demorado. Ao optar pelo enfrentamento, a solução de problema fica mais difícil e custosa.

 Processo judicial 

... O processo judicial deve ser a última opção. O melhor é adotar práticas mais humanas e educativas, que se baseiam no diálogo e na escuta, como a negociação assistida pelo mediador.

 Por isso... 


Ao se deparar com um conflito, o morador deve receber a orientação técnica de um profissional especializado no problema. Pode ser de um engenheiro, eletricista, advogado etc.

 Consulte um   especialista 


É a atividade técnica exercida por um terceiro imparcial, sem envolvimento nem preferência pelas partes, que auxilia no desenvolvimento de soluções consensuais para o conflito.

 O que é mediação? 


 Quando usar? 

Recomenda-se adotar a mediação em conflitos do dia a dia do condomínio e em assembleias com pautas complexas/polêmicas ou que já costumam ser conturbadas.


- Antes: durante as conversas mais desafiadoras, ou seja, de maneira preventiva;
- Durante: já existe uma desavença;
- Depois: ação judicial já em curso ou ao final dela, exceto em casos mais graves


Dependerá do caso e do momento do conflito, mas pode ser que uma reunião de 1h seja suficiente para estabelecer um acordo.

 Quanto tempo pode 
 levar? 


De R$ 300 a R$ 500 por reunião.

 Quanto custa? 


Como o mediador deve ser imparcial, o síndico não pode atuar como um.

 Síndico pode ser um   mediador? 

... Acesse este link!

 Para saber mais...