Outras dúvidas   frequentes sobre   Direito   Trabalhista 
 em condomínios 


Escala de trabalho, banco de horas, 13°, abandono de emprego e mais.


 Mais perguntas 

6 dúvidas mais comuns

Neste, abordamos outras dúvidas frequentes dos funcionários de condomínio. Veja:

O SíndicoNet já publicou dois webstories sobre Direito Trabalhista:

- Perguntas e Respostas


Se um funcionário discorda e se recusa a receber os valores, a quantia deve ser depositada mesmo assim, em sua conta bancária no prazo máximo de 10 dias, após o rompimento do contrato.

 Demissão x verbas 

 Afastamento por   doença 

Nesse caso, o empregado tem o direito de correção salarial igual àquela obtida por outros funcionários, após seu retorno ao trabalho.


 Abandono de emprego 

É falta grave e poderá levar à demissão por justa causa. A lei não especifica um período para a caracterizar essa prática, mas a jurisprudência já fixou prazo de 30 dias consecutivos de ausência injustificada.

 Prazo x 13ª nas férias 


Para que o adiantamento possa ser concedido juntamente com o pagamento das férias, o empregado deve fazer a solicitação ao síndico durante o mês de janeiro do ano corrente.


Com a Reforma Trabalhista (13.467/2017), não há impedimento à implantação desse sistema, desde que, observados os requisitos da Convenção Coletiva.

 Bancos de horas pode 
 ser adotado? 


Podem ser adotadas quaisquer escalas (5x1, 6x1), desde que, respeitado o limite de 8h diárias e 44h semanais, e descanso semanal remunerado. Também é possível a adoção da escala 12x36, mediante acordo coletivo.

 Escala de trabalho 

Acesse a matéria completa aqui.

 Ainda tem dúvidas sobre   Direito Trabalhista em   condomínios?