Como funciona o   pagamento do   condomínio? 


Se você está se mudando para um prédio, veio para o lugar certo. Entenda como a taxa deve ser paga, quem deve fazê-lo e em qual momento.


 Valor da taxa 

É estabelecido de acordo com as despesas para manter o condomínio em ordem. Todos os custos são somados e rateados entre os condôminos.

O mais comum é o rateio por fração ideal, ou seja, o cálculo é de acordo com a metragem das unidades. Mas há também condomínios em que o valor é dividido igualmente entre todas as residências.

 Formas de rateio 


 Quem paga o   condomínio? 

O condômino (proprietário). Se a unidade for alugada, o inquilino passa a ser responsável pelo pagamento das despesas ordinárias.


 Despesas   extraordinárias 

Já o fundo de reserva e as despesas extraordinárias, ou fundo de obras, são de responsabilidade do proprietário do imóvel.


 O condomínio se paga   antes ou depois de 
 usar? 

Se inquilino, começa a contar o uso do condomínio assim que o contrato de locação é assinado. Entrando na metade do mês, o valor cobrado é proporcional aos dias de utilização.

 Quando não devo pagar   o condomínio? 

Não há isenção de condomínio para nenhum caso, a não ser para síndicos que residam no local, se isso for acordado previamente em assembleia e contemplado na convenção.

Acesse a matéria completa aqui.

 Para saber mais sobre   pagamento de   condomínio...