Pinga-pinga do ar-   condicionado do   condomínio 


O que fazer para acabar com o gotejamento dos aparelhos


 Problema recorrente 

O pinga-pinga do ar-condicionado é quase inevitável, mas isso não quer dizer que precise pingar na cabeça das pessoas ou ficar escorrendo pelas paredes externas do prédio.


Instalação de um cano plástico, de aproximadamente 50cm, na parte traseira do aparelho, que desvie a água condensada para onde possa ser coletada ou escoada.

 Solução simples e barata 

 Legislação 

Alguns municípios, inclusive, obrigam a instalação de drenos, para encaminhar a água que escoa dos aparelhos e evitar o gotejamento, como no RJ (Lei Municipal nº 2.749/1999).


Têm fachadas alinhadas ao passeio, sem recuos, com aparelhos de parede. Hoje em dia, o uso de aparelhos modelo "Split" facilita muito a instalação em áreas afastadas das fachadas.

 Edificações antigas 

 Evolução 


Muitos edifícios já preveem a instalação de aparelhos nas unidades e, portanto, têm “terraços técnicos”. São espaços adequados para a instalação das condensadoras dos aparelhos tipo Split.


Implantação de terraços técnicos também é uma boa opção para edificações antigas. Contrate uma empresa especializada e veja se é possível criar esse espaço.

 Por isso... 


Discuta em assembleia, seja para exigir que cada condômino realize o serviço ou para que o condomínio faça a contratação e inclua a despesa na cota condominial.

 Outras saídas para   impedir o gotejamento 

Acesse a matéria que fala tudo sobre ar-condicionado em condomínios.

 Quer saber mais sobre   o assunto?