Porteiro   dormindo em   serviço 


Como síndicos podem evitar este problema no condomínio?


 Causa 

Muitas vezes enfrentando uma jornada dupla de trabalho, porteiros e vigias podem lutar contra o sono durante o expediente. Veja, a seguir, como ajudá-los a se manterem acordados.


Integrado à central de monitoramento, deve ser acionado num intervalo de tempo fixo, a fim de informar que está tudo correndo dentro do esperado na portaria.

 Sistema “alerta vigia” 

 Câmera na portaria 

Aumentando a segurança do funcionário e do condomínio, o sistema permite que a polícia seja acionada rapidamente em caso de invasão e evita distrações com outros aparelhos.


 Sistema linear 

Por meio de um botão, acionado pelo morador de dentro do carro, um alerta é emitido para que o portão seja aberto.

 Rede de comunicação   integrada 


A comunicação por rádio é uma das maneiras mais eficientes de manter o colaborador desperto, uma vez que ele será informado constantemente sobre o que acontece em outras dependências.


Capaz de gerar economia para o condomínio, este recurso é controlado por empresas especializadas, aumentando também a segurança.

 Portaria virtual 


Manter o local fresco ajuda a combater a sonolência.

 Portaria climatizada 


Evite um cenário em que o porteiro tenha que recorrer a mantas para se aquecer no inverno, forneça agasalhos adequados à estação.

 Uniforme 


Deixar disponível uma garrafa térmica também pode colaborar.

 Café 


Se o funcionário vai passar oito horas sentado, é importante que ele se sinta confortável.

 Cadeira adequada 


Evite a ociosidade, delegando tarefas básicas como organizar a papelada para o dia seguinte ou separar correspondências ao longo do expediente.

 Tarefas 


Em outubro é comemorado o Dia do Guarda Noturno (19/10). Reconhecer sua relevância, oferecendo um bom ambiente de trabalho pode estimulá-lo a desempenhar suas tarefas com eficiência!

 Lembrete 

Porteiro pode ser punido por dormir no trabalho?

 Veja também: