Quem acionar no 
 condomínio 
 nessas situações? 


Barulho, problemas na manutenção, solicitação de 2ª via de boleto. Nem tudo é com o síndico.


 Convivência 


Se for novo, converse respeitosamente com seu vizinho para chegar em um acordo. Se for recorrente, registre no livro de ocorrências ou aplicativo do condomínio.
Veja mais aqui.

 Barulho 

 Briga entre vizinhos 

Se o diálogo entre as partes não funciona, síndico pode ser um mediador. Não deu certo? Cada parte deverá buscar um advogado.


 Desrespeito ao RI 

Tenha provas do fato (foto e vídeo), registre no livro de ocorrências/portal e chame o zelador

 Reclamação de 
 funcionário 


Comunique às más condutas ao zelador.


 Manutenção 


 Cheiro de gás e 
 vazamento de água 

Por ser uma emergência, avise o zelador imediatamente.
Saiba mais aqui.


 Vazamento de água 

Chame um encanador de sua confiança para detectar a origem do vazamento. Se for do vizinho, converse com ele respeitosamente. Se for do condomínio, acione síndico ou zelador. 


Administrativo
/Financeiro


 Acesso à pasta de 
 prestação de contas 

Se arquivada na administradora, solicite para a empresa. Fica no condomínio? Peça ao síndico.
Saiba mais aqui.


 2ª via do boleto 

Peça para a administradora. Ela quem emite e distribui a cobrança.

Baixe este cartaz e distribua para os moradores!

 Espalhe o 
 conhecimento!