Combate ao   racismo em   condomínios 


Situações escancaradas e veladas, punições, denúncias e como mudar comportamentos para uma comunidade mais justa e igualitária


 Tipos de racismo 

- Escancarado: com insultos que destacam e inferiorizam a cor negra;
- Velado: pequenas atitudes, falas e comportamentos sutis, como impedir acesso a ambientes ou desconfiar se são, de fato, moradores. 

O racismo envolve condutas dirigidas a um grupo, enquanto a injúria tem foco individual.

 Racismo x Injúria racial 


 Papel do síndico 

O gestor deve estar preparado para enfrentar ocorrências do tipo, uma vez que sua inércia pode acarretar na responsabilização judicial do condomínio.

 Multa 


Quando a discriminação afeta a convivência ou ocorre em áreas comuns, pode ser aplicada multa no valor de até cinco cotas condominiais. Lembrando que este pode variar segundo a Convenção.


 Expulsão 

Trata-se de uma intervenção excepcional, sendo aplicada judicialmente em casos graves.


 Funcionários 

Se cometido por colaboradores, o racismo pode motivar demissão por justa causa ou substituição no caso de terceirizados.


 Denúncia 

Todas as ocorrências devem ser registradas nos canais de comunicação do condomínio, além de serem levadas à delegacia pela vítima, que deve se munir de provas.


 Prevenção 

Conscientizar moradores e funcionários é a chave para evitar casos de racismo. Nesse sentido, podem ser promovidas palestras ou a fixação de cartazes como este.

Relatos de pessoas que já sofreram racismo em condomínios na matéria completa.

 Confira também