Regras de uso 
 para áreas 
 externas do 
 condomínio 


5 principais dicas que a maioria dos condomínios faz prevalecer.


Todo condomínio possui áreas privativas, que são as casas ou apartamentos, e áreas externas, ou comuns. Veja a seguir:

 O que são áreas 
 externas do condomínio? 


- Quadra;
- Salão de festas;
- Playground;
- Etc.

 O que são áreas 
 externas do condomínio? 

Áreas comuns e externas
- Portaria;
- Hall social;
- Corredores;
- Escadas;
- Piscina;

Confira a seguir quais são as principais regras de uso da área externa que são comuns para a maioria dos condomínios.

 Quais são as 5 principais 
 regras de uso da área 
 externa do condomínio? 


 01 

 Agendamento 

Para usar alguns espaços comuns, como salões de festas e churrasqueira, é importante fazer uma reserva com antecedência. É comum, ainda, ser cobrada alguma taxa por isso.

 Horários de uso das 
 áreas 


Importante respeitar os horários. As regras foram criadas visando o horário de silêncio e o descumprimento delas pode acarretar penalidades (advertência e multa).

 02 


 Visitantes 

Verifique se o regulamento interno permite que as áreas externas do condomínio sejam usadas por não-moradores e certifique-se de quantas pessoas cada condômino pode convidar.

 03 


 Guarda de pertences 
 pessoais 

Em caso de perda ou roubo, dificilmente o condomínio pode ser responsabilizado. Portanto, não deixe pertences em espaços que também são usados por outros moradores.

 04 


 Normas internas 

Sempre confira quais são as regras de uso da área comum para não descumprir nenhuma norma do regimento interno e garantir uma boa convivência com os outros moradores.

 05 

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 Quer saber mais sobre 
 regras para áreas 
 externas do 
 condomínio?