Régua de   cobrança   amigável de cotas   condominiais 


Essa é uma das estratégias mais eficientes para combater a inadimplência no condomínio. Veja como aplicar.


 O que é régua de   cobrança amigável? 

É uma linha de acompanhamento do atraso no pagamento da taxa condominial. Com a régua, o condomínio estabelece quando e como será feita a cobrança.


1º contato: 3-4 dias após o vencimento do boleto, envie uma mensagem amigável via WhatsApp;
2° contato: a 10 dias do vencimento da próxima cota, na falta de retorno, faça um telefonema;

 Exemplo 

 3º contato 

No vencimento da segunda cota, faça uma nova ligação para saber se há previsão de pagamento do mês em aberto e apresente uma proposta de acordo.


 Jurídico em ação 

No acúmulo de três cotas em aberto, sem acordo: encaminhe ao jurídico. Pode ainda haver um acordo extrajudicial, com confissão de dívida assinada pelo condômino.

 Ação judicial 


Se não chegar a um acordo extrajudicial, parte-se para ação judicial.


Acerte na comunicação, sendo o mais cordial possível, como nesta carta de cobrança. Vamos ajudar o inadimplente, não apenas cobrar.

 Evite chegar à via   judicial 


- Sem retorno de e-mail ou Whatsapp: telefonema.
- Telefonema ignorado: rodízio de diferentes números de celulares para driblar possíveis bloqueios

 Sequência de contatos   "matadores" 


3. Se persistir em não atender o telefone: envio de telegrama ou notificação extrajudicial com AR (aviso de recebimento).

 E depois? 

Confira matéria completa aqui.

 Quer conhecer 
 alguns exemplos de   scripts de cobrança   para o condomínio?