Sete passos   para a   transparência 


Prestação de contas recorrente é fundamental para manter confiança dos condôminos na gestão. Adote essas medidas:


Com este serviço, um relatório pode ser disponibilizado aos condôminos, indicando se os gastos estão dentro do esperado.

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 Auditoria preventiva 


 Balancete no boleto 

Um registro das movimentações financeiras do mês também é bem-vindo, deixando moradores cientes sobre a saúde financeira do empreendimento.

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Os moradores podem conferir, diariamente, extratos bancários, pagamentos e quem está inadimplente no condomínio. São ferramentas que democratizam e agilizam o acesso.

 Site do condomínio 

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 Uso correto de 
 informativos 

Tire proveito dos comunicados para avisar, com antecedência, a realização de serviços que demandam um gasto maior, por exemplo.

 Reunião com o conselho 
 aberta aos moradores 


Mesmo que seja feita de maneira informal, permite que os interessados possam acompanhar as contas de perto.

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 Síndico disponível 

Um síndico deve estar disposto a conversar e sanar dúvidas. Experimente fazer isso a cada 15 dias, por exemplo.

O ambiente digital pode ser um grande aliado, veja como.

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 Cotações e orçamentos 

Outra medida eficaz é cotar no mínimo três fornecedores diferentes antes de contratar um serviço ou fazer uma compra.

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 Quer saber mais sobre   como fazer uma gestão   transparente?